terça-feira, 8 de maio de 2012

Apresentação

Olá! Para dar início ao nosso blog, gostaríamos de explicar o que estamos fazendo aqui. Esse blog é derivado de uma proposta do Professor Marcelo Hermes, da disciplina Bioquímica e Biofísica da Universidade de Brasília. O grupo é composto por 4 integrantes:
Ana Elisa Sousa
Luciana Trindade
Pierângela Siso
Philipe Almeida

Assim, cada uma das postagens terá a assinatura de um integrante.
Esperamos que esse blog esclareça sobre a Hipertensão, e assuntos correlatos.



O projeto que fizemos para a concretização do blog foi esse:


Hipertensão
Hipertensão arterial (HTA), hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou mais popularmente conhecida como pressão alta ou hipertensão, é uma doença do sistema circulatório que atualmente afeta milhares de pessoas no mundo. Esta doença é caracterizada pelo aumento da pressão arterial.
A pressão pode ser aferida de diversas maneiras, além do esfignomanometro há aparelhos mais precisos que aferem a pressão intravenosa, e outros mais modernos que possibilitam ao paciente uma aferição de forma eletrônica e diária. Apenas uma medição não é suficiente para diagnosticar um individuo como hipertenso, pois naturalmente a pressão arterial é variável ao longo do dia, e esta pode ser influenciado por diversos fatores, como estresse exercício físico, nervosismo, dentre outros.
Constantes aferições acima de 14x9 caracteriza uma pessoa hipertensa. Muitos são os fatores que causam a hipertensão: sedentarismo, obesidade, alimentação, fumo, estresse, alcoolismo, fatores hereditários e muitos outros. Nenhum destes pode ser classificado como mais ou menos relevante, porem sabe-se que a pratica de exercícios físicos e uma alimentação balanceada diminuem drasticamente as chances de se ter esta doença.
Um pesquisador japonês, Toshiro Fujita, comprovou cientificamente o que já se suspeitava, o consumo de sal está diretamente relacionado com o aumento da pressão arterial. Em seu estudo ele demonstra que o consumo de sal ativa a proteína Rac-1, que dentre outras funções ativa um receptor em células renais que aumentam a reabsorção de sal no sangue e consequentemente há um maior acumulo de água, obrigando o coração a trabalhar mais e aumentando a pressão arterial.
Ateromas são fatores muito relevantes na hipertensão, pois estes demandam um maior trabalho cardíaco para bombear sangue, além de estarem relacionados a problemas mais graves como AVCs e arterioscleroses. Outras doenças podem surgir devido à hipertensão, as mais comuns e que causam um grande numero de óbitos são infarto, cardiopatia hipertensiva, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, retinopatia hipertensiva.
Esta doença não é característica de uma faixa etária especifica, apesar de geralmente estar mais relacionada a pessoas acima dos 40 anos. Em jovens geralmente esta se apresenta na forma de hipertensão sistólica, em adultos de meia idade na forma diastólica e nos adultos idosos na forma sistólica.
O tema oferece uma gama muito ampla para abordagem, sendo assim o grupo pretende organizar-se para expor o assunto de forma que explicite o que é a hipertensão, como ela se caracteriza em diferentes faixas etárias (em aspectos biológicos, sociais e bioquímicos), como se evita a doença, esclarecendo duvidas e mitos (demonstrando de forma cientifica a bioquímica da doença), e quais são as relações biológicas e químicas que a hipertensão pode gerar no organismo sendo fator relevante para o surgimento de outras patologias.
Para a exposição do assunto o grupo irá criar um blog informativo, que prenda a atenção do leitor com posts interessantes e com linguagem acessível. Além do blog o grupo também irá criar uma pagina no facebook onde serão postados teasers dos posts do blog a fim de que haja um maior campo de atuação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário