domingo, 20 de maio de 2012

Sal

     Usado para conservar e temperar alimentos, o sal (NaCl) é um condimento amplamente utilizado em todo o mundo. Antigamente, devido às suas características de conservação, o sal era muito caro (se comparado com o preço atual) pois era a única forma de evitar o apodrecimento dos alimentos. Hoje o sal é utilizado na culinária mais por questões culturais do que devido à conservação da comida. 
     O sal é absorvido no trato digestório e possui importantes funções dentro do organismo. Sendo este um composto iônico, os seus íons Na+ e Cl- se dissociam e vão para órgãos alvos onde irão cumprir diversos papéis como a transmissão de impulsos nervosos. O sal é também um dos principais osmorreguladores do sangue, ou seja, é ele quem controla se o sangue está mais ou menos “espesso”.
     O alto consumo de sal pela população esta se tornando algo alarmante. Apesar do excesso de sal ser excretado pelo rim, este possui uma capacidade limitada de filtrar e “jogar fora” o excesso. Quantidades altas de sal podem causar alguns problemas como pedras nos rins e hipertensão. 
     Segundo o pesquisador japonês Toshiro Fujita, chefe do departamento de nefrologia e endocrinologia da Universidade de Tóquio, o sal ativa a proteína Rac1. Em estudo comprovou-se que esta proteína em sua atividade normal, regula o crescimento celular, contudo sendo esta ativada pelo sal, a Rac1 entra em uma via metabólica que desregula a quantidade de liquido no sangue. Um aumento de volume sanguíneo obriga o coração a trabalhar mais para compensar o volume excessivo a ser transportado, esta situação é uma das causas da hipertensão. O objetivo da pesquisa é abrir portas para novos tratamentos de hipertensos através de medicamentos que possam controlar a ação da Rac1.
     A quantidade de sal diária recomendada pela OMS (organização mundial da saúde) é de 2,0 gramas. Todavia um estudo feito pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, aponta que o consumo diário de sal pelos brasileiros é cerca de 4,5 gramas, ou seja, mais que o dobro. Ainda não se tem conhecimento sobre todas as atividades que o sal pode ter no organismo, porém o seu consumo deve ser moderado, pois em excesso pode causar problemas de saúde.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u533419.shtmlhttp://veja.abril.com.br/noticia/saude/estudo-revela-como-alto-consumo-de-sal-causa-hipertensao

Graduando: Philipe Almeida Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário