quinta-feira, 10 de maio de 2012

Visão Geral da Hipertensão



A hipertensão arterial é definida como pressão sistêmica acima ou igual a 14 por 9. Isso significa que a pressão sistólica é mantida superior a 139 mmHg e diastólica a 89 mmHg. Pressão arterial é a força pela qual o coração bombeia sangue para todos os órgãos do corpo. Para se medir a pressão, utiliza-se o esfigmomanômetro ou com aparelho digital.

O coração funciona como uma bomba, permitindo que o sangue seja distribuído pelos tecidos corporais. Ele é dividido em quatro câmaras, sendo dois átrios e dois ventrículos. O lado direito recebe o sangue pouco oxigenado das veias cavas inferior e superior e o bombeia para ser oxigenado nos pulmões. O lado esquerdo recebe o sangue que vem do pulmão, rico em oxigênio e o bombeia para os órgãos. Denomina-se  diástole o início do ciclo cardíaco, que consiste em um período de alongamento e enchimento ventricular. Sístole é o período do ciclo de encurtamento e esvaziamento ventricular. (Moore, 2010)


A hipertensão arterial pode ser provocada por sedentarismo, hábitos alimentares ruins (como a ingestão excessiva de sódio), fatores genéticos, consumo excessivo de álcool e obesidade. Além disso, a idade avançada predispõe o indivíduo à hipertensão. Hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercício físico, medições constantes e acompanhamento médico previnem a hipertensão e suas consequências.
A pressão sistêmica deve-se manter em uma faixa constante, o normal é 120 mmHg/80 mmHg. Isso é importante, pois a hipotensão (pressão baixa) “resulta em perfusão inadequada dos órgãos e pode levar à disfunção ou a morte dos tecidos. Inversamente, pressões altas (hipertensão) podem causar dano ao vaso e ao órgão-alvo” (Kumar et al, 2010).
A hipertensão é assintomática para a maioria dos indivíduos. Em casos graves, porem, pode-se apresentar “dores de cabeça, vômito, dispnéia ou falta de ar, agitação e visão borrada decorrência de lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins” (SBH, 2012)
A Sociedade Brasileira de Hipertensão e o Ministério da Saúde (2012), por meio da campanha “Eu sou 12 por 8”, atentam para:

"10 MANDAMENTOS PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA PRESSÃO ALTA.
1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

2. Pratique atividades físicas todos os dias.

3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

6. Abandone o cigarro.

7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda

8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

10. Ame e seja amado." 
(SBH, 2012; Ministério da Saúde, 2012)


Cartilha da SBH sobre prevenção da Hipertensão:








Referências bibliográficas

MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F.; AGUIAR, Anne M.r.. Anatomia orientada para clínica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 1104 p.
KUMAR, Vimy; et al. Vasos sanguíneos. Patologia: Bases Patológicas das Doenças. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 1458 p.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Eu sou 12 por 8: Hipertensão. Disponível em: <http://www.eusou12por8.com.br/hipertensao.aspx>. Acesso em: 10 maio 2012.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO. Informações: O que é hipertensão. Disponível em: <http://www.sbh.org.br/geral/geral.asp>. Acesso em: 10 maio 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário